sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Inclusão social na penitenciária


Presos recebem qualificação profissional do Condesc e CVT

Por Magno Lopez
Com objetivo de colaborar ainda mais para a inclusão social dos presos da Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Junior, o Condesc ministrou o curso de qualificação profissional em Costura Industrial. O curso, que teve a duração de 200 horas, será concluído com a formatura na segunda-feira (27).
A iniciativa de começar a implantação das atividades na penitenciária veio da equipe de produção da penitenciária, que procurou o Condesc. “Vendo esta demanda nós elaboramos uma proposta para a Sedese, por meio do Projeto Usina do Trabalho”, disse a coordenadora geral do CVT, Joseane Emilia Gonçalves Veggi.
Com a ação, os fomentadores da ideia queriam qualificar mão de obra para o mercado de trabalho, dando uma oportunidade a mais, seja dentro da penitenciária, prestando serviços para confecções que queiram fazer parceria, ou deixando-os aptos a disputar um vaga em alguma fora do local, no término da pena.
De acordo com Joseane Veggi, aproximadamente 25 pessoas participaram dos dois cursos oferecidos, sendo que um foi concluído no mês passado. Esta foi a primeira vez que a entidade formadora de mão de obra qualificada para o setor confeccionista desenvolveu atividades dentro da instituição prisional. “Foi gratificante. Os alunos tiveram grande interesse e o aprendizado foi efetivo. Havendo mais demanda, continuaremos a realizar este trabalho”.
EM 2010 - De acordo com Joseane Veggi, cerca de 850 pessoas receberam a qualificação por meio do Condesc. Além dos cursos de Corte e Costura Industrial, ministrados em Muriaé e Rosário da Limeira; três turmas na cidade de Espera Feliz concluíram o curso em  Processamento  de Produtos Agrícolas, Industrialização, Comercialização e Manutenção de Máquinas de Café. Foi também aplicado, nesta cidade, o curso de Gestão de Negócios. “Tivemos um ano muito proveitoso, obtivemos grandes resultados. Conseguimos alcançar mais que as expectativas traçadas para este ano”, finalizou a coordenadora geral do CVT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário